A corrida e o treino de força.

” Muitos de nós, com o inicio das férias, reduz os quilómetros de treino que normalmente fazia, aproveitando para praticar outros desportos ou simplesmente para descansar. Agora, com o regresso aos treinos, quer seja para preparar meias-maratonas, maratonas ou provas de trail running, é normal surgirem algumas dores musculares  e o risco de lesões tem tendência para aumentar. Por esse motivo, a realização de treino de resistência muscular, nos dias que não se corre, podem trazer inúmeros benefícios.

O Treino Funcional será a melhor opção para restabelecer estas descompensações. Em oposição aos métodos tradicionais de treino, que geralmente utilizam muitas máquinas que ” isolam ” os músculos, o treino funcional faz o oposto – o seu objectivo foca-se em ” ensinar ” o sistema nervoso a usar correctamente os músculos de forma sinérgica, utilizando vários planos de movimento ( como se faz na corrida ).

Pesquisas recentes mostram-nos que o treino funcional traz muito mais benefícios do que o treino realizado em máquinas tradicionais, já que solicita mais músculos para a realização dos movimentos e permite movimentos semelhantes aos utilizados na corrida. Neste tipo de treino, grande parte dos exercícios são realizados de pé, solicitando mais grupos musculares. Torna-se, no fundo, mais completo.

A metodologia do Treino Funcional utiliza materiais como o peso próprio do corpo, TRX, elásticos, Bosu, bola suíça entre outros. A característica comum a este material é o seu carácter dinâmico e a instabilidade que proporciona durante o treino – a imagem de marca do Treino Funcional.

Quando começar este tipo de treino, para garantir que o faz correctamente e sem risco de lesões, aconselhe-se com profissionais qualificados.

Caso queira experimentar este tipo de treino, pode informar-se junto do Fitproject, já que os seus treinos de Bootcamp se baseiam nesta metodologia e são ministrados por profissionais credenciados e com experiência. ”

Prof. José Albino

FitProject

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