Manifestações e depois…

No ultimo fim de semana deu-se mais uma manifestação contra a troika. Imensa gente nas ruas deu um grande sinal ao governo que a margem para a paciência social está a esgotar-se. Jovens e reformados foram a maioria. Provavelmente os mais prejudicados no meio deste tsunami de injustiças que teve inicio no mundo financeiro e arrasta milhões de pessoas para o desemprego e para o desespero!

Mas no dia seguinte à manifestação vi na televisão nem meia dúzia de pessoas às portas do Parlamento a explicarem à comunicação social que a manifestação do dia anterior não teria qualquer valor se não prosseguissem com a luta. Aquilo deixou-me a pensar… e realmente tem alguma lógica. Isto porque apesar de ser fundamental o direito à manifestação e é importante a população insurgir-se contra determinadas ” inevitabilidades ” que nos estão a ser impostas, também é importante que daquele dia em diante algo mude. E na realidade, provavelmente nada mudou desde então.

Então, qual a solução? Uma revolução? A história está carregada de episódios dramáticos, mas que sem eles, as civilizações manter-se-iam inalteráveis. Mas os tempos também são outros. Vivemos numa sociedade mais pacifista, com níveis de conforto e qualidade de vida diferentes. Seremos mesmo capazes, nós Europeus, de voltar às grandes revoluções? Num mundo completamente viciado pela especulação financeira, onde os banqueiros e outros grupos financeiros dominam por completo a política mundial, estaremos nós a beira de mais uma revolução? Os níveis de desemprego esgotam a paciência que quem já não consegue ver a luz ao fundo do túnel. Será esta uma visão pessimista? Será que o povo vai mais uma vez, como tem feito sempre, segundo reza a história, libertar-se da teia dos poderosos? Estou curioso para saber como, quando e onde começará a mudança…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s