Especialização precoce e a cura…

Hoje foi um dia especial para mim. Estava um pouco nervoso, para vos ser franco e nestas alturas passa-nos sempre pela cabeça que não vamos conseguir, que as pessoas não vão aderir, que o projecto foi mal concebido. Enfim, penso que é normal para quem cria fortes expectativas em relação a algo que quer muito que seja um sucesso, esteja com um pé à frente e outro atrás.

Sou professor de Educação Física desde o ano de 1999. E antes disso, fui desportista federado desde muito cedo. Fiz competição de natação, ginástica desportiva, andebol, futebol, atletismo, basquetebol onde estive 9 anos e acabei a minha ” carreira ” no voleibol de praia onde disputei os nacionais, naquela época em que o Miguel Maia e o João Brenha andavam pelos Jogos Olímpicos a fazer estragos.

Sempre andei envolvido em desporto, quer a praticar quer a ensinar. E sempre tive grandes discussões, quer com colegas, quer com professores, sobre a especialização precoce nas crianças. Isto é, sobre o facto dos adultos, por iniciativa própria e sem consultarem os gostos ou anseios dos seus filhos, quererem que eles sejam jogadores de futebol ou bailarinas profissionais à força. Normalmente os pais reproduzem nos seus filhos aquilo que gostavam que lhes tivesse acontecido a eles. Então, toca a coloca-los em clubes para as crianças começarem cedo a ser ” polidas “. Assim, se começarem aos 5/6 anos de idade a treinar no duro, quando tiverem 12 ou 14, já estão prontos para o profissionalismo, certo? Erradíssimo!

Primeiro, não sabemos o que as crianças gostam mais de fazer. Segundo, nem as próprias crianças sabem do que gostam mais de fazer. Duma forma geral, sabemos que eles gostam de jogos. Gostam de brincar. Agora se é com uma bola nos pés, se é a dançar, a subir uma parede ou a dar mergulhos para uma piscina, é uma incógnita. Provavelmente em 10 crianças, umas gostarão mais dumas coisas outras gostarão mais doutras diferentes.

A especialização precoce tem sido a responsável pela enorme percentagem de desistências prematuras no desporto. Os clubes, apesar de nos ultimos anos ter havido alguns progressos, continuam a primar pela máxima ” quanto mais cedo melhor “. E sem darem conta, estão a destruir um trabalho que deveria ser multifacetado, transversal e diversificado. As crianças necessitam de jogos, e a partir desses jogos tudo o resto surge com naturalidade, pois a criança terá forçosamente que utilizar as suas capacidades motoras para reagir aos estímulos do próprio jogo. Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, resistência, estas são as primeiras capacidades que deverão ser estimuladas, e que muitas vezes são esquecidas em prol das vitórias e da glória de vencer!

Um grupo de professores da Escola Superior de Educação em Leiria, no qual me incluo, criámos um programa chamado IPL – Sports Academy. O objectivo é pegar em crianças dos 5 aos 9 anos de idade, e através dos jogos e outras actividades, estimular todas as suas capacidades motoras. Eles vão saber manipular raquetes, sem aprenderem ténis. Vão saber manusear bolas, sem aprenderem futebol, andebol ou basquetebol. Vão saber mergulhar e respirar na água, sem saberem natação. Vão saber lançar o disco-voador sem aprenderem Ultimate. Vão saber dar cambalhotas e fazer pinos sem aprenderem ginástica desportiva. Enfim, no fundo, o que queremos com a Sports Academy é ensinar crianças a brincar, estimulá-las para as suas capacidades motoras melhorarem. Incentivá-las a praticarem desporto para a vida!

Hoje, o meu projecto começou. Apareceram 11 crianças. Pensei que aparecessem menos e que saísse da aula na dúvida, se conseguiria arrancar com o projecto. Mas no final, depois do feedback dos pais, fiquei com a noção que a ISA ( IPL – Sports Academy ) vai mesmo nascer este ano e prosperar no futuro, formando crianças a serem adultos saudáveis e criativos!!!

Imagem

One thought on “Especialização precoce e a cura…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s