Verbo ” Sornar “… velha guerra entre o anjinho e o diabinho!

” Proceder com sorna, trabalhar com muito vagar; ser pachorrento.”

No último sábado, como já referi num dos artigos anteriores, percorri pela primeira vez na vida, 40 quilómetros! Correu-me de feição, pois acabei fresquinho que nem uma alface…pensei eu. Nesse mesmo dia, continuei activo, lavando e aspirando o meu carro e fazendo outras actividades normais do fim de semana. No Domingo descansei e 2ª feira fui correr 60 minutos. Senti-me um pouco moído, mas tudo dentro do normal. Como estava com a moral em altas, com sentimento de quem alcançou um feito que não é para todos, o meu subconsciente soltou as rédeas e deixou-me fazer tudo o que o diabinho que habita dentro da minha cabeça queria.Conclusão? Doses industriais de chocolate de amêndoa, coca-cola até sentir o gás a picar no estômago, ver séries de televisão até longas horas da madrugada.  No entanto, aqui o campeão, aquele que conseguiu superar a barreira dos 40 quilómetros, continuou os treinos, e na 3ª feira lançou-se à estrada. Dia de Carnaval, cidade desértica…cenário perfeito para um treino tranquilo. Mentira…saí de casa equipado e já sentia frio no corpo. Arrastei as pernas, uma seguida à outra e passados 15 minutos perguntava a mim mesmo o que se passava. Foram 60 minutos de suplício! Sem vontade, sem energia, sem motivação, o corpo gritava ” Pára, por favor! “. Cheguei a casa em silêncio, tomei o banho e sentei-me no sofá. Estava literalmente em estado de coma…não fiz mais nada o resto do dia. Felizmente era feriado e não trabalhava. Para bem da minha sanidade mental, não treinei na 4ª nem na 5ª feira. Dias de recobro. Na 6ª feira fui para o pinhal fazer mais uma hora de treino juntamente com um amigo e felizmente só senti ligeiras picadas nas ancas, coisa pouca…

Cheguei a uma conclusão:

Para além de já não ter 18 anos, acho que 40 quilómetros é dose. Não é para todos, nem mesmo para mim. Deveria ter respeitado esse princípio, bem como o de fazer uma boa recuperação, que obviamente não fiz. No diálogo entre o diabinho e o anjinho, óbvio que o primeiro deu pulos de felicidade pelo festim de poluição que entrou no meu organismo, bem como as curtas horas de sono a ver televisão até de madrugada e outras tentações que me foram passando pela cabeça. O segundo ( anjinho ) bem me avisou para ser disciplinado, usar o bom senso e aplicar à risca tudo o que aprendi sobre metodologia do treino. Enfim, fazer o papel de bom aluno!

Lentamente o corpo vai reagindo, numa acção depurativa, sem perder muito tempo, pois daqui a 8 dias vem aí a próxima prova! Condeixa-a-Nova, Trail do Sicó. São 22 quilómetros que têm que se fazer num bom tempo, para me manter competitivo e acima de tudo sentir que na guerra entre o bem e o mal, entre o anjinho e o diabinho, ganha aquele que veste de branco! ( Claro que neste momento o que veste de vermelho está a rir por trás da minha orelha, pois sabe que virão mais oportunidades para ele agir. Estou a ouvir os risinhos dele, lá bem ao longe…)

2 thoughts on “Verbo ” Sornar “… velha guerra entre o anjinho e o diabinho!

  1. Gostei, Nuno, só é pena não deixares umas dicas concretas sobre o comportamento oficialmente e cientificamente correcto. Será que te sentirias tão melhor se não tivesses comido que nem um alarve e dormido pouco?

    • É sempre uma ” guerra ” interessante de se discutir. É claro que para o espírito, foi optimo ter uma semana de descompressão. Mas depois existe o revés da medalha, isto é, durante esta semana tenho tido o dobro do trabalho para retomar o ritmo da corrida. Nunca existem decisões perfeitas. Existem decisões, ponto. Apenas temos que nos sentir bem connosco e saber lidar da melhor forma com as decisões que tomamos. Os melhores cumprimentos!!!

Deixe uma Resposta

