Os novos descobridores…

Nem quero imaginar a sensação que foi, quando os nossos marinheiros colocaram os pés, pela primeira vez, nas areias do Novo Mundo. Depois de meses de sofrimento nos mares nunca antes navegados, olharam para uma paisagem diferente, exótica, verdejante, virgem. Nós, portugueses, já fomos descobridores, mas será que já não somos? Não me parece…

Portugal agora é sexy, pelo menos, é o slogan da moda! Sexy, magnífico, mágico, contagiante, misterioso…é nosso!  Alguém disse, num artigo que li recentemente, em relação a Portugal. ” Ser sexy é ser dono de um mistério que dura há mais de 800 anos, é ter sal e pimenta da Europa no seu sangue, nas suas terras, no seu mar, no seu amor.”

Somos uma espécie de ” viajantes curiosos “, que começámos há muito pouco tempo a conseguir olhar para o nosso país com outra admiração. Do Tejo ao Douro, de Caminha ao Algarve, de São Pedro de Moel a Castelo de Vide e tantos são os locais mágicos, como a Quinta das Lágrimas de Pedro e Inês em Coimbra ou o Palácio de Seteais em Sintra. É escolhê-los a dedo!

Ultimamente dei por mim a descobrir um Portugal ainda mais diferente. Bosques fantásticos, cascatas deslumbrantes, árvores centenárias que mostram a sua imponência com as raízes que quase saltam da terra e nos fazem tropeçar. As corridas por onde tenho participado têm sido a minha veia de Cristovão Colombo. Um novo mundo tenho andado a descobrir, no nosso país profundo, nas aldeias perdidas no nada…com nomes como Beicudo, Bendafé, Fervenças ou Cervajota ( Aldeias por onde passámos a caminho do Trail dos Abutres em Miranda do Corvo ) que apesar de serem dificeis de pronunciar, detêm os segredos dum país cheio de recantos únicos. Quem já pratica montanhismo ou corridas nas montanhas ( trail running ) diz que é uma forma de vida, é um estado de espírito. E acredito mesmo que sim. Sinto-me um privilegiado por pertencer a um grupo de amigos que partilha este vício!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s