Invert your thinking

Este último fim de semana, dia 16 de Novembro, uma fantástica organização dum grupo de gente com muita vontade de mudar o mundo, teve a ousadia de trazer o formato TedX para Leiria. O TedX é um ciclo de conferências internacionais que promove o agitar de mentalidades, promove o inconformismo e permite que pessoas que tiveram percursos de vida de sucesso nas mais variadas áreas possam apresentar em público as suas experiências. Em Leiria organizou-se o TedX Youth, para um target mais jovem, mas também para pessoas que serão sempre jovens da sua forma de ser e de estar na vida. O resultado foi um sucesso estrondoso duma organização exemplar. Os convidados excederam as expectativas e o público saiu do Teatro José Lúcio da Silva com a sensação de que podem inverter muitas coisas no seu quotidiano e que só depende deles essa tomada de decisão. O mote deste artigo está na nossa capacidade de inverter ciclos. A nossa vida, tal como a própria História da Humanidade é feita de ciclos. Cabe-nos sempre a nós a mudança, a saída da zona de conforto e procurar novos desafios. O termo ” invertismo ” deveria mesmo ficar na moda. Pois é este espírito de inverter o pensamento que nos faz resolver, desde o pequeno problema em casa, como o grande problema na vida. ” E se repente eu fizer o pino e olhar para o mundo de pernas para o ar? ”

Para quem começa a correr, o processo é muito parecido. O ciclo do sedentarismo acaba, inicia-se um novo, com uma vida mais saudável e produtiva. O nosso país precisa de nós activos, com a cabeça fresca e o pensamento aberto para o futuro. Dos 12 aos 92 anos, todos temos capacidade de mudar algo à nossa volta, algo para melhor, ou pelo menos para diferente. Um pouco como o inspirador Steve Jobs que tanta dificuldade teve em explicar aos seus técnicos e investigadores que o que ele pretendia criar era algo que ainda não existia, mas acima de tudo, algo que as pessoas ainda não sabiam que iriam precisar diariamente – o computador pessoal ( PC ).

Este último fim de semana fui fazer um trail de 24 km a Ferreira do Zezere. Uma prova muito bem organizada, com gente fantástica e bem disposta que não deixou nada por fazer e que permitiu aos atletas terem uma corrida muito bem sinalizada e com paisagens deslumbrantes. Um percurso duro, com imensas subidas e descidas íngremes. Mas assim é que vale a pena. Obriga-nos constantemente a exigir mais de nós próprios e lá está – sair da zona de conforto!

Estamos próximos do final do ano. Tempo de fazer balanços e projecções. Acredito imenso no nosso país e principalmente na capacidade do povo português. Tenho a sensação que vamos voltar a descobrir algo de extraordinário, para além da descoberta do Novo Mundo à 600 anos atrás. Mas em vez de pegarmos nas Naus e nos fazermos ao Atlântico, vamos descobrir novas riquezas dentro de cada um de nós. O mundo financeiro está de loucos, mas o nosso povo é especial. Vai conseguir dar a volta por cima e prosperar. Acredito a 100% nisso e pessoalmente estou a fazer tudo o que está ao meu alcance para mudar o meu país para melhor. E tu? Estás pronto(a) para Inverter?

tedx leiria23

Deixe um comentário